COMO TRABALHAR COM MARCAS (+ template gratuito)

By Boss.ly - junho 15, 2020




Uma das principais perguntas que me fazem pelo Instagram é "Melanie, como posso fazer para trabalhar com marcas?". Toda a gente que cria conteúdo chega a um ponto que quer trabalhar com marcas mas não sabe como mandar e-mail ou como começar.

Mas hoje estou aqui para vos ajudar nisso e além do post vão ter direito a um template gratuito com um exemplo de e-mail para enviarem às marcas e uma checklist com tudo o que tens que incluir neste e-mail!

Algo que tenho vindo a dizer nos últimos meses é que há cada vez mais marcas a apostar nos micro-influenciadores pois, geralmente, estes têm uma taxa de engagement maior e ligações mais fortes com o público. Só tens é que apresentar bem a tua ideia! Portanto vamos à parte mais importante deste post e ver como podes começar a trabalhar com marcas!


Age tu primeiro



Outro grande mito no que toca a trabalhar com marcas é que as marcas contactam sempre o influenciador primeiro.


FALSO!

A marca pode nem sequer saber que tu existes ainda! É por isso que é extremamente importante que tu tomes medidas e contactes primeiro a marca. Se continuas sem enviar um e-mail à marca vais continuar a perder oportunidades e não vais chegar longe. É como diz a frase "se não perguntares, a resposta será sempre não" e "se não fores atrás do que queres, nunca vais ter".



Então, como começar a trabalhar com marcas?


1. Faz uma lista de marcas que se encaixam no teu nicho

Antes de mais, certifica-te que tens uma lista de marcas que se encaixam no teu nicho. Tenta ir um pouco mais além do que pensares "sou uma blogger de moda, por isso, a marca x vai querer trabalhar comigo".

Quando estás a criar esta lista vais querer sempre ter em mente o teu ponto de diferenciação. Já falei disto várias vezes no meu Instagram, portanto, se me segues por lá já sabes o que é!

O que é que te faz sobressair dos outros bloggers?


Vamos voltar ao exemplo do blogger de moda. O teu ponto de diferenciação pode ser o facto de te concentrares na sustentabilidade, por exemplo. 
Seja qual for o teu ponto de diferenciação, liga-o à lista de marcas com as quais planeias trabalhar. 



2. Ter uma estratégia sólida

Quando te estás a lançar para este próximo passo, é muito importante que tenhas uma estratégia sólida. É preciso saberes quem são as marcas com quem queres trabalhar e como negociar o preço da campanha.

Se estás a começar, podes estar mais inclinado a aceitar propostas de oferta de produto. Oferecem-te um produto em troca de um post no Instagram, por exemplo. Eu aconselho sempre a não aceitares mais que 4-5 campanhas de oferta de produtos. 

Porquê?

Porque estares a trabalhar nesta linha, vai dizer às seguintes marcas com quem queres trabalhar que só trabalhas assim. E não é isso que nós queremos! 



3. Cria um media kit

Dentro do e-mail que vais enviar à marca, vais querer incluir em anexo o teu media kit. Um media kit  é um livro em PDF que explica tudo sobre o que a marca precisa de saber sobre ti e o teu trabalho. Vê o media kit como um CV criativo!

Mas porque é que preciso de um?

Existem imensas marcas que pedem um media kit. Portanto, enviares logo o teu media kit, não só vai parecer profissional, como vais mostrar à marca as tuas estatísticas logo no primeiro e-mail. 

O que incluir no media kit:
  • Uma breve introdução: Mantém esta introdução pequena. Cerca de 2-3 frases sobre ti e o teu trabalho. 
  • Analytics: Aqui vais querer incluir tudo desde os teus insights à tua taxa de engagement. Podes consultar a tua taxa de engagement, gratuitamente, em socialblade.com ou em phlanx.com.
  • Demografia do teu público: Inclui informação sobre de onde é o teu público e qual a sua faixa etária, etc. Isto encontras facilmente nas estatísticas do teu Instagram.
  • Trabalhos anteriores: Aqui podes incluir os logótipos das marcas com quem já trabalhas-te e mostrar algum conteúdo que tu criaste especificamente para uma marca com quem trabalhaste, no passado.
  • Imagens: Podes incluir imagens para mostrares quem és e qual é o estilo de conteúdo que costumas e és capaz criar! 




4. Sê profissional

No que toca a trabalhar com marcas, é super importante manter o tom profissional ao longo de todo o processo. Mesmo que a resposta que obtenhas não seja aquela que tu queres, não tem mal. Vais receber muitos "nãos" até conseguires uma boa parceria. 

Não importa o que aconteça, agradece sempre à marca pelo seu tempo e explica que vais gostar de ter uma oportunidade no futuro. Para seres bem-sucedido no mundo dos blogues precisas de te concentrar em criar ligações fortes, por isso, sê profissional e bem educado. Nunca se sabe quando a marca entrará em contacto contigo, mais tarde!





5. Conhece o teu valor

E, por fim, mas não quer dizer que é menos importante: conhece o teu valor! A dura realidade é que, muitas vezes, as marcas podem querem tirar partido dos micro influenciadores mas não podes deixar que isso aconteça. Nunca te contentes com menos que aquilo que sabes que mereces e não tenhas medo de cobrar pelo teu trabalho!



Tu consegues fazer isto! Agarra já o teu template gratuito aqui.



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2 comentários

  1. Adorei o post! Tenho-me debatido acerca deste tema, não só por causa do meu próprio Blog mas também por causa da forma como a blogosfera funciona eheh

    Não sei se já te tinha dito mas os teus conteúdos estão a ajudar-me imenso! Obrigada!

    Um beijinho*

    http://by-pattyy.blogspot.com/

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  2. Boas dicas. é importante ler coisas deste tipo de vez em quando, seja qual for o nosso objetivo por aqui. Obrigada :)

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