Uma das principais perguntas que me fazem pelo Instagram é "Melanie, como posso fazer para trabalhar com marcas?". Toda a gente que cria conteúdo chega a um ponto que quer trabalhar com marcas mas não sabe como mandar e-mail ou como começar.
Mas hoje estou aqui para vos ajudar nisso e além do post vão ter direito a um template gratuito com um exemplo de e-mail para enviarem às marcas e uma checklist com tudo o que tens que incluir neste e-mail!
Algo que tenho vindo a dizer nos últimos meses é que há cada vez mais marcas a apostar nos micro-influenciadores pois, geralmente, estes têm uma taxa de engagement maior e ligações mais fortes com o público. Só tens é que apresentar bem a tua ideia! Portanto vamos à parte mais importante deste post e ver como podes começar a trabalhar com marcas!
Age tu primeiro
Outro grande mito no que toca a trabalhar com marcas é que as marcas contactam sempre o influenciador primeiro.
A marca pode nem sequer saber que tu existes ainda! É por isso que é extremamente importante que tu tomes medidas e contactes primeiro a marca. Se continuas sem enviar um e-mail à marca vais continuar a perder oportunidades e não vais chegar longe. É como diz a frase "se não perguntares, a resposta será sempre não" e "se não fores atrás do que queres, nunca vais ter".
Então, como começar a trabalhar com marcas?
1. Faz uma lista de marcas que se encaixam no teu nicho
Antes de mais, certifica-te que tens uma lista de marcas que se encaixam no teu nicho. Tenta ir um pouco mais além do que pensares "sou uma blogger de moda, por isso, a marca x vai querer trabalhar comigo".
Quando estás a criar esta lista vais querer sempre ter em mente o teu ponto de diferenciação. Já falei disto várias vezes no meu Instagram, portanto, se me segues por lá já sabes o que é!
O que é que te faz sobressair dos outros bloggers?
Vamos voltar ao exemplo do blogger de moda. O teu ponto de diferenciação pode ser o facto de te concentrares na sustentabilidade, por exemplo.
Seja qual for o teu ponto de diferenciação, liga-o à lista de marcas com as quais planeias trabalhar.
2. Ter uma estratégia sólida
Quando te estás a lançar para este próximo passo, é muito importante que tenhas uma estratégia sólida. É preciso saberes quem são as marcas com quem queres trabalhar e como negociar o preço da campanha.
Se estás a começar, podes estar mais inclinado a aceitar propostas de oferta de produto. Oferecem-te um produto em troca de um post no Instagram, por exemplo. Eu aconselho sempre a não aceitares mais que 4-5 campanhas de oferta de produtos.
Porquê?
Porque estares a trabalhar nesta linha, vai dizer às seguintes marcas com quem queres trabalhar que só trabalhas assim. E não é isso que nós queremos!
3. Cria um media kit
Dentro do e-mail que vais enviar à marca, vais querer incluir em anexo o teu media kit. Um media kit é um livro em PDF que explica tudo sobre o que a marca precisa de saber sobre ti e o teu trabalho. Vê o media kit como um CV criativo!
Mas porque é que preciso de um?
Existem imensas marcas que pedem um media kit. Portanto, enviares logo o teu media kit, não só vai parecer profissional, como vais mostrar à marca as tuas estatísticas logo no primeiro e-mail.
O que incluir no media kit:
- Uma breve introdução: Mantém esta introdução pequena. Cerca de 2-3 frases sobre ti e o teu trabalho.
- Analytics: Aqui vais querer incluir tudo desde os teus insights à tua taxa de engagement. Podes consultar a tua taxa de engagement, gratuitamente, em socialblade.com ou em phlanx.com.
- Demografia do teu público: Inclui informação sobre de onde é o teu público e qual a sua faixa etária, etc. Isto encontras facilmente nas estatísticas do teu Instagram.
- Trabalhos anteriores: Aqui podes incluir os logótipos das marcas com quem já trabalhas-te e mostrar algum conteúdo que tu criaste especificamente para uma marca com quem trabalhaste, no passado.
- Imagens: Podes incluir imagens para mostrares quem és e qual é o estilo de conteúdo que costumas e és capaz criar!
4. Sê profissional
No que toca a trabalhar com marcas, é super importante manter o tom profissional ao longo de todo o processo. Mesmo que a resposta que obtenhas não seja aquela que tu queres, não tem mal. Vais receber muitos "nãos" até conseguires uma boa parceria.
Não importa o que aconteça, agradece sempre à marca pelo seu tempo e explica que vais gostar de ter uma oportunidade no futuro. Para seres bem-sucedido no mundo dos blogues precisas de te concentrar em criar ligações fortes, por isso, sê profissional e bem educado. Nunca se sabe quando a marca entrará em contacto contigo, mais tarde!
5. Conhece o teu valor
E, por fim, mas não quer dizer que é menos importante: conhece o teu valor! A dura realidade é que, muitas vezes, as marcas podem querem tirar partido dos micro influenciadores mas não podes deixar que isso aconteça. Nunca te contentes com menos que aquilo que sabes que mereces e não tenhas medo de cobrar pelo teu trabalho!
2 comentários
Adorei o post! Tenho-me debatido acerca deste tema, não só por causa do meu próprio Blog mas também por causa da forma como a blogosfera funciona eheh
ResponderEliminarNão sei se já te tinha dito mas os teus conteúdos estão a ajudar-me imenso! Obrigada!
Um beijinho*
http://by-pattyy.blogspot.com/
Boas dicas. é importante ler coisas deste tipo de vez em quando, seja qual for o nosso objetivo por aqui. Obrigada :)
ResponderEliminar