O QUE SIGNIFICAM AS ESTATÍSTICAS DO INSTAGRAM?

By Boss.ly - julho 02, 2020




Uma pergunta que me costumam fazer imenso nas mensagens do Instagram é: o que é que significam todas as estatísticas do Instagram e qual a mais importante?

Analisar as estatísticas das redes sociais é sempre muito importante pois assim conseguimos ver o que temos que mudar, onde mudar e o que o nosso público mais gosta. 

Por ser tão importante esta análise, é preciso que se entenda cada uma das estatísticas! E é isso que eu vou explicar hoje, certinho e direitinho!


Para teres acesso a estes dados, precisas primeiro de mudar a tua conta para um perfil profissional. Aí vais ter algumas coisas para preencher, como por exemplo, o link do teu website. 

Depois de mudares isto, já consegues aceder às tuas estatísticas! Vamos agora ver o que estas significam, uma a uma.


Vamos então primeiro falar de 3 das estatísticas que a maioria das pessoas confunde: alcance, impressões e interações!

Alcance: é o número de pessoas que viram ou foram afetadas pela tua publicação. Mesmo que alguém veja a tua publicação 10 vezes, esta métrica só vai contar uma vez.

Impressões: é o número de vezes que o teu post ficou exposto para as pessoas. Isto é, se alguém viu o teu post 10 vezes, serão contadas essas 10 vezes nesta métrica.

Interações: são todas as ações que um seguidor faz quando interagem com a tua conta.



Analisar um post individualmente

Agora que já percebemos mais o que estas 3 métricas gerais, vamos agora falar de um post individualmente.
Quando analisas um post individualmente consegues ter uma perceção mais concreta daquilo que atingiste com a tua publicação. A parte mais engraçada disto é que consegues perceber de onde veio cada pessoa que foi alcançada por essa publicação!

Página inicial: quando os teus seguidores viram a publicação no feed deles.
Explorar: pessoas que viram a tua publicação através da página "explorar".
Perfil: pessoas que visitaram o teu perfil e só assim clicaram no teu post.
Localização: pessoas que viram a tua publicação através da página "localização".
Hashtag: pessoas que viram a tua publicação através da página de um hashtag que colocaste na tua publicação.
Outro: quando a tua publicação é partilhada via DM.


Muitas vezes não vais ver todas estas métricas na tua estatísticas porque nem sempre consegues pessoas de todos estes lados. Mas isso é normal!



Analisar as estatísticas das Stories

Vamos falar agora um pouco sobre as estatísticas das stories que é aquilo que usamos diariamente no nosso Instagram e que faz com que conquistemos uma comunidade.

Alcance: Mais uma vez, esta métrica diz-te o número exato de perfis que que visualizaram a tua história, sem repetições. Esta métrica é muito importante para analisares o desempenho do teu conteúdo. Se vires uma queda neste número pode significar duas coisas: ou estás a colocar demasiado conteúdo (até as barrinhas em cima ficarem pequenas) e as pessoas não querem ver tanta coisa e acabam por te bloquear as histórias ou então é porque não tens consistência a publicar e o algoritmo acaba por te prejudicar.

Impressões: Este número é aquele que te diz se o teu conteúdo nas histórias é bom ou não. Um conteúdo chato vai ser só visto uma vez e, provavelmente, até vão sair dos teus stories. Para conseguires aumentar este número foca-te em trazer conteúdo engraçado e valioso também para os stories.

Toques para avançar/Reencaminhar: Representam o número de vezes que os teus seguidores avançaram para o teu próximo story.

Toques para voltar/Retroceder: Representam o número de vezes que os teus seguidores voltaram atrás para ver o conteúdo do último story. Isto pode ser um ótimo sinal! Se este número for elevado significa que eles gostaram do conteúdo do story anterior e querem voltar a vê-lo. 

Saídas: Representa o número de vezes que as pessoas saíram da tua história. Estas saídas acontecem quando: um utilizador sai do teu story para o da próxima pessoa, quando fecha o Instagram enquanto está a ver o story ou quando puxa o story para baixo e sai da aplicação, ou quando sai dos stories para ir para o feed comum. 

Próxima história: Representa o número de toques para a história da conta seguinte. Tenta ter em atenção este número pois pode significar que os teus seguidores não gostam tanto do teu conteúdo. Tenta sempre manter este número baixo. 





Para concluir...

Com estas estatísticas é possível veres se o teu conteúdo é interessante para os teus seguidores ou se eles não se importam tanto com o mesmo. 
É muito importante manteres uma análise cuidada e recorrente a estes dados para que possas perceber como está a evoluir o teu conteúdo. 

Espero que vocês tenham gostado deste post e que tenham aprendido mais com ele! 



Não te esqueças de seguir no Instagram para mais dicas!

  • Share:

You Might Also Like

3 comentários

  1. Adorei este artigo! É bastante simples e informativo. Da mesmo jeito saber estas coisinhas! Obrigada por partilhares! xxx ciela unlimited

    ResponderEliminar
  2. Adorei! Super útil e interessante. Obrigada por partilhares este conteúdo connosco!

    Beijinhos,
    inescm2.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Olá, achei um post muito útil :)

    Beijinhos ::*
    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar